São Petersburgo: A cidade-museu da Rússia
Neste post, quero compartilhar um pouco da minha experiência visitando São Petersburgo. Antes disso, é válido fazer a comparação de que São Petersburgo está para a Rússia como o Rio de Janeiro está para o Brasil. E sim, também vale a comparação entre São Paulo e Rio de Janeiro, ou melhor, Moscou e São Petersburgo.
5/8/20241 min read
Neste post, quero compartilhar um pouco da minha experiência visitando São Petersburgo. Antes disso, é válido fazer a comparação de que São Petersburgo está para a Rússia como o Rio de Janeiro está para o Brasil. E sim, também vale a comparação entre São Paulo e Rio de Janeiro, ou melhor, Moscou e São Petersburgo. Conheço muitas pessoas que falam das oportunidades em Moscou, como a cidade é grande e bonita, e do leque de possibilidades que é morar na capital. No entanto, quando se trata da vida real, no dia a dia, muitos russos optam por viver em São Petersburgo, pois, segundo eles, a qualidade de vida é melhor; lá é mais pacato e organizado. Eu realmente acho que São Petersburgo traz um ar de cidade pequena e sofisticada, com vários museus, igrejas de arquitetura incrível, e o custo de vida também é mais acessível. Porém, não é um paraíso; e vou explicar o que para mim é a maior desvantagem.
O que tenho a falar 'contra' São Petersburgo é com relação ao clima. Sem dúvidas, o clima de Peter é muito pior em comparação ao de Moscou. A cidade está quase sempre cinza e com pouco sol, chove bastante, o que traz um ar muito melancólico. Quando estive lá, peguei apenas um dia de chuva e ainda não estava frio. Mas, mesmo com o clima desagradável, a cidade possui uma beleza espetacular, e lá está um dos museus mais lindos do mundo: o Hermitage.
Passei quase duas semanas em São Petersburgo e foi, sem dúvida, uma experiência única. Gostei muito da cidade e pretendo repetir a visita. Se posso dar um conselho a você, brasileiro que está vindo para a Rússia e pretende morar em uma cidade, escolha Peter. Apesar do clima, é um lugar fenomenal e muito mais barato que Moscou. Além disso, o GPS lá funciona de forma diferente do que mencionei no post 'Viajando pela Rússia: O que achei de Moscou a capital encantada.' aqui no blog.