Viajando pela Rússia: O que achei de Moscou a capital encantada.

Quero compartilhar com vocês um pouco do que senti ao conhecer a capital da Rússia. Como vocês já sabem, mudei para a Rússia em 2018 e vim morar em Vladivostok, no extremo oriente do país. Escolhi a cidade de Vlad porque sou nordestino, nascido em Aracaju, capital do estado de Sergipe, e para mim o contato com o mar é algo indescritível...

5/8/20242 min read

Olá meus queridos seguidores!

Quero compartilhar com vocês um pouco do que senti ao conhecer a capital da Rússia. Como vocês já sabem, mudei para a Rússia em 2018 e vim morar em Vladivostok, no extremo oriente do país. Escolhi a cidade de Vlad porque sou nordestino, nascido em Aracaju, capital do estado de Sergipe, e para mim o contato com o mar é algo indescritível. Assim, optei por morar em uma das cidades mais ensolaradas da Rússia, uma vez que o sol faz toda a diferença na saúde mental dos brasileiros que decidem desbravar as terras geladas da Rússia. Apesar da minha escolha, conhecer Moscou era uma meta para mim. Passei cinco anos aqui imaginando quando poderia pisar na capital russa e passear pelos lugares que via em clipes, filmes e fotos na internet. Devido às condições financeiras, esse plano demorou a sair do papel, e somente quando me formei e ganhei a minha bolsa de mestrado, precisei viajar para o Brasil. Aproveitei a situação e passei alguns dias em Moscou, finalmente!

Ao contrário de muitos, sempre tive curiosidade em ver os prédios da Moscow City. As cores, os formatos e essa visão moderna e meio futurista chamavam muito a minha atenção. Ver a Praça Vermelha não era minha prioridade, então optei por focar, no pouco tempo que fiquei na capital, em conhecer esse lugar, que é muito lindo, diga-se de passagem. Fiquei hospedado na casa de um amigo, alguém que conheci online e que tive o prazer de visitar primeiramente em Arseniev, no episódio "Viajando pela Rússia - EP3 - Arseniev" do canal Amigos da Rússia. E, por 'ironia do destino', meu amigo havia alugado um quarto cuja janela dava vista para a Moscow City. Fiquei poucos dias lá; foi tudo muito corrido, e por isso não tenho como falar de forma mais profunda sobre morar ou mesmo viajar para Moscou. Mas fiquei encantado com o que pude ver: a limpeza da cidade, a grandiosidade das ruas etc.

Apesar de toda a grandeza que a capital russa oferece, algo me incomodou bastante. A cidade não tem o GPS ativo, ou seja, é impossível usar o 2GIS ou o Google Maps para se localizar ou encontrar as coisas, e pegar um táxi em algumas partes da cidade torna-se um grande desafio. Perdi muito tempo com isso e não consegui explorar Moscou como fiz em Nakhodka, Arseniev, Bolshoi Kamen e Vladivostok. Me falaram que, por questões de segurança, para prevenir ataques, o governo decidiu desativar o GPS. De qualquer maneira, a cidade é incrível, muito linda e realmente de tirar o fôlego. Não sei se moraria lá; talvez sim, porém mais afastado do centro. Posso afirmar que é uma das cidades mais lindas que se pode conhecer.